Instituto Pensar - Em noite de lançamento, PSB reafirma compromisso com novo modelo político

Em noite de lançamento, PSB reafirma compromisso com novo modelo político

por: Nathalia BignonGeorge Marques e Igor Tarcízio 


Foto: Reprodução

O evento virtual de lançamento do livro ‘Autorreforma do PSB – Um Passo Adiante’, realizado na noite desta quarta-feira (5), foi marcado pelo depoimento de lideranças e personalidades socialistas que contribuíram para a formulação das propostas contidas na terceira publicação de sua autoconstrução, cujo conteúdo reflete as principais diretrizes do partido para o futuro.

Diante da necessidade de um novo modelo mundial de estruturação e demandas, o livro apresenta ideias para reinvenção de seu modelo de política, baseadas na crença do socialismo de que a nova fórmula de desenvolvimento econômico só será possível se agregar o desenvolvimento social e a preservação ambiental, com o olhar voltado para o futuro, conectado à inovação e às novas formas de organização da sociedade.

Responsável pela abertura do encontro, o presidente do PSB, Carlos Siqueira destacou que, mais do que nunca, este é o momento de revolucionar e reinventar a sigla para construir um projeto nacional de desenvolvimento que seja capaz de vencer o retrocesso representado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante o encontro virtual, Siqueira defendeu reestruturações sociopolíticas e o uso da criatividade para a reinvenção da realidade brasileira no momento em que também é preciso reformular ideias.

"A mudança do PSB deve ser no sentido de contribuir para que o sistema político brasileiro passe da autorreforma, para que possa oferecer à sociedade partidos mais programáticos e eficientes”, disse. "Esse drama que estamos vivendo de ameaça do autoritarismo reflete um sistema que já ruiu. Nós queremos revolucionar o partido, deixá-lo mais atraente e mais democrático. Também estaremos oferecendo ao Brasil a construção de um projeto nacional de desenvolvimento, no âmbito econômico, cultural, da saúde, educação, da segurança pública. A criatividade é o alicerce para a autorreforma do PSB”, destacou.

Coragem do PSB

Líder do PSB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Alessandro Molon (RJ) reforçou o orgulho de pertencer ao partido e destacou a coragem do PSB em promover um processo de reinvenção importante, quando também é preciso repensar os fundamentos da política e o próprio lugar que o Brasil tem ocupado em diferentes áreas e cenários.

"O PSB é o único partido do Brasil que se propõe a entrar em um processo longo, demorado, de se repensar. E isso não passa apenas por mudar de nome, como alguns partidos, mas de se repensar para ser cada vez mais aquilo que se é”, declarou. Ele defendeu que para mudar o protagonismo nacional diante do mundo, é preciso, cada vez mais, pensar nas potencialidades do Brasil.

"Para mudar o lugar que o Brasil está ocupando, é preciso um projeto, um partido que seja um ator importante, comum, um programa que mostre uma saída para o Brasil de hoje. Queremos lançar o Brasil e o PSB pro futuro. Por isso, esse momento é inspirador e de esperança”, destacou Molon.

PSB e Cidades Criativas

Membro da Executiva Nacional, o ex-deputado constituinte, Domingos Leonelli, reafirmou que a intenção do PSB é se reinventar criativamente, levando, sobretudo, às cidades soluções para seus problemas locais.

"Mais do que nunca é preciso colocar a criatividade a serviço da sociedade”, defendeu. "Cidade criativa é aquela que busca inovação, talento e é criativa nas soluções para sua prosperidade econômica e bem-estar de sua população, sempre levando em conta que no Brasil o maior desafio dos socialistas e democratas é a grave desigualdade social”.

Leonelli, que é presidente do Instituto Pensar e coordenador do portal Socialismo Criativo, também analisou a necessidade de estabelecer alicerces para as futuras gerações, ousando em novas áreas para alcançar novos tipos de públicos. "Para a reformulação, retornamos uma ideia de um socialismo libertário, que se faz necessário para o futuro da sociedade”.

Transparência

Dentro do conceito de reforma do Estado, o ex-senador e ex-governador do Amapá, João Capiberibe, avaliou a necessidade de um governo aberto e de uma gestão compartilhada. "É preciso reforçar os instrumentos de transparência das contas públicas nas três esferas do Estado, que alcance processos humanos, materiais e financeiros”, analisou.

Novas propostas do PSB

Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro da executiva nacional do PSB, Paulo Bracarense sublinhou que o livro representa a síntese do esforço para a construção de uma proposta de programa, que será apresentado ao Congresso do partido no próximo ano.

"Ele é resultado de um grande debate dentro do partido, que agora será colocado em discussão para a militância, a fim de contribuir com essa construção coletiva.

Bracarense relembrou também da nova realidade que o Brasil vive e ressaltou que a mudança de paradigma implica em reformar o Estado, compreender as novas relações de trabalho, novos padrões de consumo e bem viver. "Precisamos construir um projeto de desenvolvimento nacional que dê conta deste novo momento”.

‘Educação é o caminho’

Deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) salientou que o conjunto de crises, sanitária, econômica, social e política reforçam a urgência da autorreforma do partido.

"No nosso entendimento, a educação é fundamental e estratégica. A gente precisa aproveitar este momento para, além das medidas, a gente apontar um caminho estruturante. E não há nada mais estruturante do que o caminho da educação”, frisou. "Lá atrás, Darcy Ribeiro já dizia que a crise na educação é um projeto. E vemos isso no governo Bolsonaro, que fez do desmonte da educação um projeto, que nega a ciência. Por isso que precisamos de um programa que tenha um contraponto a isso”, finalizou.

O lançamento ainda contou com a participação do poeta pernambucano Antonio Marinho, que resumiu em versos as propostas da autorreforma.

O material estará disponível em www.autorreformadopsb.com.br, assim como outros documentos anteriores, além de textos de autores consultados.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: